top of page
Buscar

Cuidado com o golpe do aumento do score do Serasa na internet

O Score do Serasa é uma das formas utilizadas pelas empresas que concedem financiamentos e empréstimos para avaliar o risco e o potencial de inadimplência de cada consumidor.


O consumidor recebe uma pontuação nesta escala, que vai de 0 a 1.000, como se fosse uma nota pelo seu histórico de bom ou mau pagador. Quando for contratar um financiamento imobiliário, por exemplo, o banco irá realizar uma consulta acerca de seu score, sendo possível avaliar se aquele será ou não um bom negócio para a empresa, isto é, se o cliente costuma honrar com suas obrigações.



Portanto, o score baixo pode ser um entrave àqueles que necessitam de crédito, sendo que esta pontuação só aumenta ao longo do tempo, a partir de um comportamento financeiro positivo.




Sabendo disso, falsários se apresentam nas redes sociais como capazes de aumentar a pontuação de consumidores no score do Serasa mediante pagamento, prometendo resultados rápidos e enredando as vítimas em um golpe.


Os indivíduos se apresentam como funcionários de empresas credenciadas por bancos, ou pelo próprio Serasa, e começam a cobrar valores para o aumento da pontuação do consumidor. Essas cobranças são realizadas por diversas vezes, com o pretexto de que tais valores serão destinados ao pagamento de impostos junto a Receita Federal, e outras taxas de liberação.



Inclusive observa-se a criação de um imposto chamado “IVSC - Imposto Verificador de Score Concretizado”, o que já foi noticiado pelas autoridades competentes como fraude, inexistindo na legislação:


A Receita Federal informa que não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência. O recolhimento de tributos é feito via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Via de regra, os golpistas cometem erros que possibilitam identificar que trata-se de um golpe. Fique atento a erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas. Esses são alguns dos indícios de que a correspondência pode ser falsa. Fonte: SENACON

Os pagamentos são solicitados através de transferência bancária para um CPF, o que dificulta muito posterior estorno de valor.



Neste sentido, os criminosos falsificam documentos da Receita Federal, da Fazenda Nacional e de bancos diversos, em montagens toscamente feitas no computador.


Registra-se que os golpistas poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público, podendo responder, ainda, pelos danos causados à imagem das instituições indevidamente envolvidas.


Ainda que, no presente artigo estejamos falando sobre um golpe que acontece pela internet, há que se referir que já foram constatadas ocorrências de casos semelhantes pela via postal.


O Serasa lembra que não existe fórmula mágica para aumentar o score rapidamente:


O pagamento e a regularização das dívidas aumentam a sua pontuação, mas leva um tempo para que o score suba. Não tem fórmula mágica para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, o quanto antes você quitar as suas contas e limpar o seu nome, melhor para a sua pontuação. Se alguém diz que tem uma forma de mudar a pontuação instantaneamente, CUIDADO. Isso é um golpe. Fonte: Serasa

O consumidor precisa ficar atento ao utilizar a internet e sempre desconfiar de pessoas que prometem resultados rápidos para questões complexas.




Leia outros posts sobre o mesmo assunto que já publicamos em nosso blog:




 

Adede y Castro Advogados Associados

Calçadão Salvador Isaia, 1280, Sala 501

Santa Maria - RS

(55) 99981 3327


Inscrição realizada com sucesso!

bottom of page